O QUE É AYURVEDA

slide a

AYURVEDA É O NOME DADO Á CIÊNCIA MÉDICA DESENVOLVIDA NA ÍNDIA HÁ CERCA DE 5 MIL ANOS, O QUE FAZ DESTE UM DOS MAIS ANTIGOS SISTEMAS MEDICINAIS DA HUMANIDADE.

Atualmente, na Europa e nos EUA, este sistema é considerado uma das terapias complementares mais populares e de maior crescimento devido sua abordagem holística na cura e sua eficácia em remover as tensões, aumentar a energia, a resistência imunológica e proporcionar paz interior.
A Medicina Ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos formaram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. E por sua vez, as Medicinas Romana e Grega originaram a nossa Medicina Convencional atual.

Em sânscrito, “veda” significa ciência e “ayur” significa vida

Ayurveda – a ciência da vida.
Trata-se de um sistema de cura natural que oferece um conjunto de informações eficazes para quem quer conhecer e se equilibrar com sua própria natureza.
Ela é indicada para o tratamento e prevenção de qualquer enfermidade e é historicamente a técnica mais eficaz para a longevidade e o rejuvenescimento. Esta ciência nos ensina que uma combinação de padrões de energia cria nossa constituição individual (Prakruti), a qual influencia todos os aspectos de nossa vida. Para manter esta constituição equilibrada devemos atender a certos “caprichos” de nossa natureza.
Atualmente nosso ritmo apressado de vida, a agitação de nossas mentes e a qualidade de nossa alimentação não tem contribuído para este equilíbrio. É assim que surgem os sintomas no corpo e na mente. São dores crônicas, depressão, excesso de peso, ansiedade, insônia, dores de cabeça, má digestão, constipação intestinal enfim, a infinidade de sintomas que todos conhecemos.

PANCHAMAHABHUTAS – OS CINCO ELEMENTOS PRIMORDIAl

Nosso corpo possui cinco sentidos e é através deles que conseguimos interagir com o mundo exterior de diferentes formas. Cada órgão dos sentidos de uma maneira muito única capta para o nosso interior, sensações que são interpretadas pelo nosso SN e absorvidas para o nosso corpo. Através dos ouvidos, olhos, nariz, língua e da pele podemos ter percepções únicas e especificas, que não decodificadas como energias ou elementos e são conhecidas como pancha Mahabhutas ou os cinco elementos primordial:

  • Éter (akasha),
  •  Ar ( vayu),
  • Fogo ( tejas),
  •  Água ( jala)
  • Terra ( prathivi).

Pancha significa cinco e mahabhutas elementos. São os cinco elementos primordiais que formam o universo. Estes elementos são moléculas compostas de átomos.

De acordo com a Ayurveda, tudo que existe na natureza é formado por cinco elementos primordiais ou Pancha Mahabhutas: terra, água, fogo, ar e espaço ( éter). Os antigos sábios da Índia compreenderam que as mesmas leis e energias que regem o universo, atuam também sobre os seres humanos. O homem é uma réplica miniaturizada do universo que o cerca. Os estudiosos da arte médica se tornaram conhecedores das propriedades destes cinco elementos e as aplicaram na observação do funcionamento de cada indivíduo.

eter

 

Éter – em sânscrito significa Akasha – onipotente – a primeira expressão da consciência. O éter é vazio, não resistente é a própria expansão. O vazio aonde tudo existe.

 

 

air imageAr – em sânscrito significa Vayu – é o principio do movimento – movimento em uma direção particular. Prana é a base do elemento ar. A força vital necessária para todos os movimentos celulares do mais subtil ao mais grosseiro. Todos os movimentos voluntários ou involuntários são governados pelo elemento ar.

imagesFogo – em sânscrito significa Tejas –  aonde existe movimento há fricção e aonde existe fricção existe fogo. Todos os processos transformativos são regulados pelo elemento fogo. Governa o processo metabólico, regulando a transformação dos alimentos em energia corporal e é responsável pela regulação da temperatura do corpo, a digestão, absorção e assimilação dos alimentos. Em cada um dos nossos 5 sentidos existe um componente do elemento fogo que transmuta e metaboliza a informação recebida.

glass sphere on waterÁgua – em sânscrito significa Jala – está associado a energia química, a água é o solvente  químico universal e todos os processos bioquímicos são governados por ela. A água é necessária para assimilação e manutenção dos eletrólitos em equilíbrio. O nosso sistema linfático é governado pelo elemento água, o plasma sanguíneo é composto por quase 90% de água. A água é o mediador aonde todos os elementos mantêm suas funções. É a água da vida.

terraTerra – em sânscrito é prathivi  – é o elemento denso, sólido, duro, é o alicerce para a vida global. Sustenta todas as criaturas na terra, dando alimento e abrigo. Todas as estruturas compactas, firmes, são formadas pelo elemento terra por exemplo( ossos, unhas, dentes, cartilagens, cabelo, pele).

Toda matéria é composta por esses cinco elementos  assim como todo o universo contudo, apenas a matéria viva ( o ser humano) possui forças que são capazes de governar estes elementos em processos biológicos.

O universo é um todo dinâmico e as mudanças são constante, nada é estático. O tempo é transformação e esta metamorfose é continua. Como tudo neste universo é parte de um todo, nada pode mudar sem afectar o restante. Portanto, o equilíbrio dos princípios vitais Doshas, pode ser mudado por tudo, por exemplo: clima, estações do ano, fase do dia, idade, alimentação, estilo de vida, etc.

Dhanvantari - a encarnação do conhecimento médico


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: