DHATUS / MALAS E OJAS

Dhatussão os tecidos elementares do nosso corpo. São em numero de sete e cada um deles é formado a partir  do seu antecedente com a ajuda do agni ( fogo digestivo) que fornece a energia transformadora necessária.

Agni e o fogo corporal que incentiva todos os processos biológicos vitais.

  1. Rasa – Linfa
  2. Rakta – sangue
  3. Mansa- músculos
  4. Meda – lipídos e tecidos gordurosos
  5. Asthi – tecido ósseo
  6. Majja – medula óssea
  7. Sukra – tecido reprodutor

Quando nos alimentamos nossas células absorvem os elementos necessários e estes serão enviados para cada um dos tecidos na ordem acima, para que o nosso alimentos ingerido se transforme em alimento para o aparelho reprodutor leva em torno de 21 dias, 3 dias para cada dhatu. Contudo, o leite de vaca é o único alimento que tem um efeito imediato no aparelho reprodutor. A ingestão do leite é benéfica para este tecido.

Cada um deste tecidos produz uma certa quantidade de excreção para ser eliminado pelo corpo chamado de Kleda. Caso haja um desequilíbrio em um destes tecidos o elemento para ser excretado não se faz e há um acumulo de toxinas no corpo levando a uma grande quantidade de toxina no corpo que os radicais livre se incorporam e levam as doenças.

Malas – são produzidos em consequência dos alimentos ingeridos e que através dos processos fisiológicos e metabólicos do nosso corpo são considerados produtos de excreção tipo: fezes , urina e suor. Sendo os 3 malas principais sua eliminação diária é essencial para a saúde de nosso corpo.

A ayurveda  explica a formação das doenças por duas causas principais: exógenas e endógenas.

Exógenas – causadas por factores externos por ex: acidentes, epidemias etc.

Endógenas – causadas por factores internos – distúrbios internos dos órgãos e acumulo de toxinas. Ama ou toxinas são consideradas a principal causa das doenças endógenas.

Quando acumulado no trato digestivo dar a língua uma aparência esbranquiçada. Aconselha-se escovar a língua ou limpar com um limpador de língua todas as manhas ao escovar os dentes. Fazer uma dieta equilibrada de acordo com o biótipo e seguir fazer limpezas sazonais para o biótipo é uma das formas de evitar Ama corporal.

Ojas –  é nossa energia vital formada pelos sete dhatus . Esta energia situa-se no chakra cardíaco e penetra e vivifica nossa mente, tem cor amarela , transparente e liquida. Quando abundante em nossos corpo temos vitalidade e em desequilíbrio provoca as doenças e sua deterioração leva a morte.

Ojas é a energia fundamental do nosso sistema imunológico envolvendo componentes endócrinos, psicológicos e do sistema nervoso.

Podemos aumentar nosso Ojas através de meditações diárias, evitando excesso de estimulo dos sentidos, moderação sexual, evitar o consumo de álcool, tabaco, excessos de trabalho físico e estimulantes.

Ayurveda é ciência, arte do cuidar no dia-a dia, é um processo integral de cuidado do ser humano, biodinâmico nos aspectos físicos, psíquicos e espirituais do indivíduo.
 A Ayurveda representa uma preciosa oportunidade de auto-conhecimento e acesso à informação de qualidade, os instrumentos principais no desenvolvimento da autonomia em saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: