PANCHAKARMA

Panchakarma é uma série de tratamentos que ajudam a retirar toxinas do organismo,  eliminar a acidez metabólica que causa radicais livres no corpo, desintoxica, fortalece o sistema imunológico, restaura nossos ritmos naturais e nossa força vital.

Panchakarma é recomendada em uma base sazonal, como as estações do ano são momentos de transição que causam mudanças no clima, no ambiente em que vivemos, as pessoas ficam mais vulneráveis​​. Sendo assim, é  o melhor momento para limpeza orgânica, porque o corpo está aberto e receptivo a mudanças que precisam ser feitas para rejuvenescer as células e o corpo/mente.

O panchakarma é também indicado a qualquer momento quando se sente fora de equilíbrio, ou tem uma  doença, ou a necessidade de reenergizar-se.

De acordo com o Ayurveda, a saúde ocorre quando o nosso corpo pode digerir todos os aspectos da vida, e ser capaz de metabolizar e absorver o que é bom e eliminar  o que não é necessário.  A doença ocorre quando o corpo /mente não pode expelir as toxinas, conhecidas na Ayurveda como  Ama. Uma vez que  Ama começa a acumular-se nos tecidos, o corpo começa desequilibra-se esses sintomas de desequilíbrio tornam-se posteriormente as doenças.

Estes tratamentos são uma série de tratamentos consecutivos que seguem um plano de desintoxicação que variam de 5 a 7 dias e é individualizado. Após o tratamento o cliente segue uma  dieta de acordo com o biótipo corporal e um plano pós-panchakarma que ajuda o cliente na manutenção da saúde e do bem estar em todos os níveis.

A ayurveda descreve dois tipos de tratamentos para as enfermidades:

1. Shodhana Chikitsa  . terapia paleativa que suprime os síntomas da doenças. Aquí se usa os medicamentos fitoterápicos que não produzem efeitos colaterais e auxiliam a minimizar a sintomatología.

2. Shamana Chikitsa – terapia que auxilia a eliminar a causa da doença. Elimina as toxinas causadoras dos desenquilíbrios para restauração do equilibrio dos humores biológicos do corpo.

Panchakarma- constitue  um dos melhores tratamentos de Shodhana Chikitsa.

imagem Pancha

Pancha significa cinco e Karma significa ação.  É uma forma de tratamento  que elimina as toxinas orgânicas causadoras das doenças e  cujo objectivo é desintoxicar e purificar o dosha em desequilíbrio e renovar e nutrir os tecidos corporais, resultando em um rejuvenescimento celular. São cinco métodos de purificação.

Vamana – é uma terapia emética, com indução de vómitos de uma forma terapéutica para eliminar o  excesso do dosha Kapha do organismo e de todos os disturbios relacionados a este dosha.

O acúmulo destas toxinas mucosas e  pegajosas que se acumulam principalmente na parte superior do estômago, e no trato respiratorio, são movilizada através de uma dieta apropriada, oleação interna, ingestão de ervas  medicinais por um período específico e também  com um auxilio da massagem  chamada Abhyanga que auxilia a mover estas toxinas corporais e liquidificá-las com uma suana apropriada e  finalmente eliminadas do organismo em um único dia com o vômito terapéutico.

As ervas utilizadas para este tratamento são varias, aquí denominamos algunas: alcaçuz, cálamo, noz muscada etc.

Principais indicações para o Vamana: alergias respiratórias, bronquite crônica, indigestão crônica, tuberculose, hipotiroidismo, obesidade.

virechan-bigVirechana – é um tratamento de purgação que elimina as toxinas acumuladas na parte inferior do estômago, intestino delgado, fígado e vesícula. É indicado para eliminar o excesso do dosha Pita do organismo e de todas as toxinas causadas  por este dosha.

O acúmulo destas toxinas ocorrem principalmente  no intestino delgado e fígado, e são movilizadas através de uma oleação interna com a ingestão de ghee medicado com ervas amargas em jejum, seguido de uma dieta e procedimento específico. A liquidificação destas toxinas são feitas com  sauna especial e mobilizadas com a massagem abhyanga.

No dia da purga (diarréia induzida) o paciente ingere  um medicamento específico que provaca diarréia e elimina toda a acidez e as toxinas Piita para fora do organismo.

Indicação de Virechana: febre crónica, problemas dermatológicos como: acne, psoríase, dematite atópica, vitíligo, aumento de calor no corporal, hipertiroidismo, síndrome do cólon irritado, irritaçõ e inflamações dos olhos, cistite, hepatite, ictericia, colesterol, azia com hiperacidez estomacal, gota, fogo disgestivo baixo ( falta de apetite),sudorese excesiva.

Basti – é um procedimento ayurvédico para remover o excesso do dosha  Vata e  o acúmulo de toxinas causadas pelo desequilíbrio deste dosha.

Vata é o principal fator etiológico na manifestação das doenças. É a força motriz para a eliminação e a retenção de fezes, urina, da bílis e outras excreções corporais. O local de Vata no nosso corpo é o cólon. Vata está localizado principalmente no intestino grosso, mas o tecido ósseo (asthi dhatu) é também um local para vata. Assim, o medicamento administrado por via rectal tem um efeito benéfico no sistema ósseo. A membrana mucosa do cólon está relacionado com a cobertura exterior dos ossos (periósteo), que alimenta os ossos. Portanto, qualquer medicação administrada por via retal vai para os tecidos mais profundos, como os ossos, e corrigindo seus desequilíbrios. Vata controla o sistema nervoso e todos os desquilíbrios crônicos do sistema nervoso pode ser tratado com basti com excelentes resultados.

Indicações: Esta terapia é auxiliar na obstipação intestinal, dores lombares, dores ciática,  dores articulares, dores de cabeça, distúrbios do sistema nervoso, distúbios no sistema ósseo e dores generalizadas pelo corpo. É excelente para crepitações articulares e rigidez musculares . Verifica-se excelentes resultados em distúrbios do sistema locomotor e em doenças como Parkinson e Alzheimer.

Este é um dos mais importantes aspectos do tratamento Panchakarma, textos ayurvédicos clássicos dizem que o Basti sozinho pode curar 50% das enfermidades.

Raktamokshana – consiste em extrair um pouco de sangue do organismo através de uma seringa ou de sanguessugas,  para eliminar o excesso do dosha pitta e todos os desquilíbrios causadados por este dosha. Pode ser substituído por ervas que purificam o sangue como:  cascara sagrada, neem e a cúrcuma. Esta técnicas é auxiliar nos casos de gota, herpes genitais, urticária e hemorróidas, constipação intestinal, dores corporais, distúrbios do aparelho locomotor com movimentos des

nasya karmaNasya – é um tratamento ayurvédico que usa a administração de medicação através das vias nasais.  Nasya é particularmente útil no tratamento de doenças que ocorrem na zona cervical e cabeça. Este tratamento promove uma melhora nas funções dos órgãos sensoriais e motores.

O tratamento é precedido de uma massagem facial com estímulo dos pontos marmas e uso de calor localizado. Uma massagem localizada na zona cervical é aplicada e também calor localizado. Após a medicação indicada é introduzida pelas vias nazais que estimulam a retirada das toxinas e aliviam as dores.

Indicações: rgidez e contraturas cervicais. Tensão na cabeça, dentes e mandíbula, paralizia facial, sinusite, rinite alérgica, dor de dente, dores de cabeça como hemicrania, dores nos ombros que irradiam para os braços e mãos.

Utiliza-se pó de gengibre, pó de cálamus, óleos medicados. Desaconselha-se na gravidez ou no período menstrual.

Usualmente o panchakarma, é precedido pelo purvakarma, um programa de limpeza pré – panchakarma onde a massagem é um dos elementos mais importante.

slide c

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: