PANCHAKARMA
Panchakarma é uma série de tratamentos que ajudam a retirar toxinas do organismo, eliminar a acidez metabólica que causa radicais livres no corpo, desintoxica, fortalece o sistema imunológico, restaura nossos ritmos naturais e nossa força vital.
Panchakarma é recomendada em uma base sazonal, como as estações do ano são momentos de transição que causam mudanças no clima, no ambiente em que vivemos, as pessoas ficam mais vulneráveis. Sendo assim, é o melhor momento para limpeza orgânica, porque o corpo está aberto e receptivo a mudanças que precisam ser feitas para rejuvenescer as células e o corpo/mente.
O panchakarma é também indicado a qualquer momento quando se sente fora de equilíbrio, ou tem uma doença, ou a necessidade de reenergizar-se.
De acordo com o Ayurveda, a saúde ocorre quando o nosso corpo pode digerir todos os aspectos da vida, e ser capaz de metabolizar e absorver o que é bom e eliminar o que não é necessário. A doença ocorre quando o corpo /mente não pode expelir as toxinas, conhecidas na Ayurveda como Ama. Uma vez que Ama começa a acumular-se nos tecidos, o corpo começa desequilibra-se esses sintomas de desequilíbrio tornam-se posteriormente as doenças.
Estes tratamentos são uma série de tratamentos consecutivos que seguem um plano de desintoxicação que variam de 5 a 7 dias e é individualizado. Após o tratamento o cliente segue uma dieta de acordo com o biótipo corporal e um plano pós-panchakarma que ajuda o cliente na manutenção da saúde e do bem estar em todos os níveis.
A ayurveda descreve dois tipos de tratamentos para as enfermidades:
1. Shodhana Chikitsa . terapia paleativa que suprime os síntomas da doenças. Aquí se usa os medicamentos fitoterápicos que não produzem efeitos colaterais e auxiliam a minimizar a sintomatología.
2. Shamana Chikitsa – terapia que auxilia a eliminar a causa da doença. Elimina as toxinas causadoras dos desenquilíbrios para restauração do equilibrio dos humores biológicos do corpo.
Panchakarma- constitue um dos melhores tratamentos de Shodhana Chikitsa.
Pancha significa cinco e Karma significa ação. É uma forma de tratamento que elimina as toxinas orgânicas causadoras das doenças e cujo objectivo é desintoxicar e purificar o dosha em desequilíbrio e renovar e nutrir os tecidos corporais, resultando em um rejuvenescimento celular. São cinco métodos de purificação.
Vamana – é uma terapia emética, com indução de vómitos de uma forma terapéutica para eliminar o excesso do dosha Kapha do organismo e de todos os disturbios relacionados a este dosha.
O acúmulo destas toxinas mucosas e pegajosas que se acumulam principalmente na parte superior do estômago, e no trato respiratorio, são movilizada através de uma dieta apropriada, oleação interna, ingestão de ervas medicinais por um período específico e também com um auxilio da massagem chamada Abhyanga que auxilia a mover estas toxinas corporais e liquidificá-las com uma suana apropriada e finalmente eliminadas do organismo em um único dia com o vômito terapéutico.
As ervas utilizadas para este tratamento são varias, aquí denominamos algunas: alcaçuz, cálamo, noz muscada etc.
Principais indicações para o Vamana: alergias respiratórias, bronquite crônica, indigestão crônica, tuberculose, hipotiroidismo, obesidade.
Virechana – é um tratamento de purgação que elimina as toxinas acumuladas na parte inferior do estômago, intestino delgado, fígado e vesícula. É indicado para eliminar o excesso do dosha Pita do organismo e de todas as toxinas causadas por este dosha.
O acúmulo destas toxinas ocorrem principalmente no intestino delgado e fígado, e são movilizadas através de uma oleação interna com a ingestão de ghee medicado com ervas amargas em jejum, seguido de uma dieta e procedimento específico. A liquidificação destas toxinas são feitas com sauna especial e mobilizadas com a massagem abhyanga.
No dia da purga (diarréia induzida) o paciente ingere um medicamento específico que provaca diarréia e elimina toda a acidez e as toxinas Piita para fora do organismo.
Indicação de Virechana: febre crónica, problemas dermatológicos como: acne, psoríase, dematite atópica, vitíligo, aumento de calor no corporal, hipertiroidismo, síndrome do cólon irritado, irritaçõ e inflamações dos olhos, cistite, hepatite, ictericia, colesterol, azia com hiperacidez estomacal, gota, fogo disgestivo baixo ( falta de apetite),sudorese excesiva.
Basti – é um procedimento ayurvédico para remover o excesso do dosha Vata e o acúmulo de toxinas causadas pelo desequilíbrio deste dosha.
Vata é o principal fator etiológico na manifestação das doenças. É a força motriz para a eliminação e a retenção de fezes, urina, da bílis e outras excreções corporais. O local de Vata no nosso corpo é o cólon. Vata está localizado principalmente no intestino grosso, mas o tecido ósseo (asthi dhatu) é também um local para vata. Assim, o medicamento administrado por via rectal tem um efeito benéfico no sistema ósseo. A membrana mucosa do cólon está relacionado com a cobertura exterior dos ossos (periósteo), que alimenta os ossos. Portanto, qualquer medicação administrada por via retal vai para os tecidos mais profundos, como os ossos, e corrigindo seus desequilíbrios. Vata controla o sistema nervoso e todos os desquilíbrios crônicos do sistema nervoso pode ser tratado com basti com excelentes resultados.
Indicações: Esta terapia é auxiliar na obstipação intestinal, dores lombares, dores ciática, dores articulares, dores de cabeça, distúrbios do sistema nervoso, distúbios no sistema ósseo e dores generalizadas pelo corpo. É excelente para crepitações articulares e rigidez musculares . Verifica-se excelentes resultados em distúrbios do sistema locomotor e em doenças como Parkinson e Alzheimer.
Este é um dos mais importantes aspectos do tratamento Panchakarma, textos ayurvédicos clássicos dizem que o Basti sozinho pode curar 50% das enfermidades.
Raktamokshana – consiste em extrair um pouco de sangue do organismo através de uma seringa ou de sanguessugas, para eliminar o excesso do dosha pitta e todos os desquilíbrios causadados por este dosha. Pode ser substituído por ervas que purificam o sangue como: cascara sagrada, neem e a cúrcuma. Esta técnicas é auxiliar nos casos de gota, herpes genitais, urticária e hemorróidas, constipação intestinal, dores corporais, distúrbios do aparelho locomotor com movimentos des
Nasya – é um tratamento ayurvédico que usa a administração de medicação através das vias nasais. Nasya é particularmente útil no tratamento de doenças que ocorrem na zona cervical e cabeça. Este tratamento promove uma melhora nas funções dos órgãos sensoriais e motores.
O tratamento é precedido de uma massagem facial com estímulo dos pontos marmas e uso de calor localizado. Uma massagem localizada na zona cervical é aplicada e também calor localizado. Após a medicação indicada é introduzida pelas vias nazais que estimulam a retirada das toxinas e aliviam as dores.
Indicações: rgidez e contraturas cervicais. Tensão na cabeça, dentes e mandíbula, paralizia facial, sinusite, rinite alérgica, dor de dente, dores de cabeça como hemicrania, dores nos ombros que irradiam para os braços e mãos.
Utiliza-se pó de gengibre, pó de cálamus, óleos medicados. Desaconselha-se na gravidez ou no período menstrual.
Usualmente o panchakarma, é precedido pelo purvakarma, um programa de limpeza pré – panchakarma onde a massagem é um dos elementos mais importante.
Deixe um comentário
Comentários 1