TRIDOSHA

Os Doshas e suas Funções

Os doshas devem ser vistos como agentes de mudanças, fazendo as coisas acontecerem; são as forças invisíveis que transportam, transformam e compartimentam o corpo. Fazem a homeostase corporal. Pode ser considerado como os três princípios energéticos que regulam o processo fisiológico e psicológico do organismo vivo, desde processos celulares básicos a os funcionamentos biológicos mais complexos. O estado harmonioso do doshas cria o equilíbrio fisiológico, sendo considerado a base da saúde e seu desequilíbrio o inicio dos processos das doenças. Os doshas são 3 e são chamados de: Vata, Pita e Kapha e como são três, denominam de Tridosha.

Na ayurveda a constituição humana é considerada uma entidade psicossomática e a teoria Tridosha é uma aplicação biológica dos cindo elementos, que constituem o universo ou cosmo e nosso corpo é considerado um microcosmo.

Todas as funções físicas e mentais do corpo são governadas pelos três princípios vitais ou Tridosha – Vata, Pita e Kapha.

Estas forças vitais mantêm a integridade de todo o corpo e governam a estrutura física e os processos mentais. Um funcionamento coordenado e equilibrado dos doshas, sustenta a vida e ajuda a manter a boa saúde. Seus desequilíbrios causam doenças e decadência do corpo/mente.

Vata – é um nome em sânscrito que significa “mover-se”, vata forma o mais importante constituinte dos tridoshas e é responsável pela energia cinestésica do corpo, sendo  capaz  de conduzir as funções motoras e sensoriais. Controla e ativa os outros doshas. Vata dá suporte à estrutura corporal, aos tecidos e governa a circulação corpórea. Os elementos componentes de vata são: ar e éter.

Vata  é  o princípio do ar corporal, governa a respiração, movimento dos músculos, piscar dos olhos,  pulsação do coração e toda a expansão e contração. Governa também sentimentos como nervosismo, medo, ansiedade, dor e tremores. No corpo, é associado ao cólon, cavidade pélvica, coxas, ouvidos, ossos, articulação e pele.

Os sintomas de excesso de vata no nosso corpo são: flatulência, obstipação, indigestão, dores de coluna, pele seca e áspera, artrites, problemas circulatórios e desordens ao nível emocional.

Horário Vata: 2am – 6am – 14h – 18h

Pita – em sânscrito significa “aquecer” ou “queimar”, é responsável por toda a atividade bioquímica, incluindo produção de calor. É composto dos elementos fogo e água.

Pita é o fogo corporal, que se manifesta através do metabolismo ou transformação, situa-se no estômago, promove a digestão, coloração da pele, brilho nos olhos, poder de visão, produção normal de aquecimento corporal no estômago, sendo também responsável por algumas funções mentais como: coragem, lucidez mental inteligência e alegria.

No corpo, pita está ligado ao intestino delgado, fígado, baço, estômago, vesícula, glóbulos vermelhos,  pâncreas e pele. O excesso de pita leva a queda de cabelo prematura e a um processo de eliminação lento, metabolismo precário, irritação intestinal, acidez estomacal, gastrite, úlceras, desequilíbrios hormonais, insónia, debilidade do fígado e vesícula.

Horário Pita: 10am as 14h – 22h as 2am

Kapha – significa em sânscrito “abraçar” ou “unir”, é a fonte da força e resistência, sendo responsável pela construção do corpo vivo. Kapha é composto pelos elementos água terra, sendo considerado a água corporal. Kapha lubrifica as articulações, humedece a pele e conserva a imunidade. A função geral do kapha é a coesão e a estabilidade.

No corpo estão relacionadas com a garganta, brônquios, líquido sinovial, meninges e saliva. Kapha em excesso leva a retenção de fluidos, corrimento nasal e brônquico, sinusite, rinite alérgica, lenta resposta mental, sonolência, digestão lenta, excesso de peso, apatia, edemas, pele pálida e, sensibilidade ao frio.

Horário Kapha: 06am as 10am – 18 as 22h

grafico

Juntos os Tridoshas governam todas as actividades catabolicas que são vata, anabolicas que são kapha e metabólicas que são pita. Quando vata esta muito ativo, o processo catabolico ficara sobrecarregado e resultará na queda ou deteorização das defesas naturais orgânicas e como consequência uma baixa imunológica. Kapha elevado resulta numa elevadíssima capacidade orgânica de reparar os tecidos e os orgãos e resulta num aumento desproporcional de crescimento e aumento de peso. Já Pita em excesso vai levar a desequilíbrios metabólicos e de absorção e produção de calor em excesso.

Tridoshas 3

Os Tridoshas não somente governam a totalidade de um indivíduo como também, relaciona este indivíduo com o cosmo. O primeiro passo para a cura, engloba a pesquisa de todos os fatores que causam os desequilíbrio dos dosha.

A Ayurveda busca o equilibro no dia-a-dia de uma forma holística.  Equilibrar o  dosha individual para evitar as doenças é o maior objectivo dentro da medicina Ayurvédica.

Cada célula do corpo precisa conter esses três princípios a fim de sustentar a vida. Você precisa ter Vata para o movimento, para respirar, para que o sangue circule, para que os alimentos se desloquem através do aparelho digestivo, e para enviar impulsos nervosos ao cérebro e a partir dele. Precisa ter Pitta a fim de assimilar e processar os alimentos, o ar e a água através dos diversos sistemas do corpo. Tem necessidade de Kapha, ou estrutura, para manter as células coesas e formar os músculos, a gordura, os ossos e o tecido conjuntivo. Todos estes elementos estão presentes em cada indivíduo, variando de pessoa para pessoa.

Embora a natureza precise dos três princípios para criar e sustentar a vida humana, cada um de nós encerra diferentes proporções dos doshas em nossa constituição básica. Quando digo, por exemplo, que uma pessoa é do “biotipo Vata”, estou querendo dizer que certas características Vata são dominantes na estrutura dessa pessoa. Os indivíduos do biotipo Pitta ou do biotipo Kapha terão suas características predominantes particulares.

Ao identificar e compreender seu biotipo corporal, você pode regular sua  alimentação de acordo com o seu biotipo, sua rotina diária e até mesmo seu comportamento casual em perfeita harmonia com sua fisiologia como um todo – e você começa a ter acesso a suas reservas internas de energia. Vamos examinar mais de perto as características dos três biótipos corporais ou Prakruti.

VATA

Vata  é movimento, as pessoas do biótipo vata estão sempre em movimento e tende  a ser rápido e  híper ativos. A qualidade de vata é frio, seco, áspero,  leve e mutável. As pessoas que são biotipo Vata também são dominadas por essas qualidades.

Características do biotipo Vata:
• Constituição física leve e magra
• Executa rapidamente as actividades
• Fome e digestão irregulares
• Sono leve e interrompido; tendência para a insónia
• Entusiasmo, vivacidade, imaginação, alegria
• Excitabilidade, disposição de ânimo variável
• Capta rapidamente novas informações mas não as retém por longo prazo.
• Tendência a se ansioso, nervoso e preocupado
• Tendência a ter prisão de ventre e dores articulares ou dores corporais
• Fica cansado rapidamente, tendência a se esforçar demais e gastar todo a energia
• Sistema nervoso vulnerável e sensibilidade auditiva.

Pita

Pita é calor, metabolismo e absorção em todos os níveis. A qualidade pita é quente, suave, leve, penetrante, semi húmido e menos móvel que vata. As pessoas do biótipo pita detem ter as seguintes características:

Características do biotipo Pita:
• Constituição física média e musculosa
• Força e resistência médias
• Fome e sede intensas, digestão forte
• Tendência a ficar zangado e irritado quando estressados
• Pele clara ou rosada, as vezes com sardas ou sinais
• Não gostam de calor ou temperaturas elevadas
• Carácter empreendedor, aprecia os desafios
• Intelecto aguçado, inteligente, rápido mentalmente – é um líder nato
• Fala precisa e articulada
• Come bem, não digere bem e não consegue pular refeições. Não não come fica com fraqueza
• Tendência a ter diarreias e inflamações

KAPHA

Kapha é tipicamente pesado, sua qualidade é estável, firme, frio, oleoso, lento, inerte e macio, e as pessoas do tipo Kapha se caracterizam por essas qualidades.

Características do tipo Kapha:
• Constituição física sólida e ossos largos; grande força e resistência físicas
• Energia uniforme; movimentos lentos e pesados
• Personalidade tranquila e calmos por natureza, compassivos e amorosos
• Pele fria e húmida, suave, macia, pálida e frequentemente oleosa
• Custa a captar novas informações, mas depois que as assimila costuma retê-las por longo tempo
• Sono pesado e prolongado pode dormir até 12h por dia
• Tendência para a obesidade, perde peso com dificuldade e ganha com facilidade
• Digestão lenta, fome moderada
• Falam pausadamente, voz melodiosa
• Propensão para ser possessivo, emocionais e carentes. Choram com facilidade, tendência a flacidez muscular, retenção de líquidos e mucos.

 

tridosha1

                          Padrões dos Princípios Vitais ou Tridosha

Predominância Vata Factores que aumentam Vata Sinais de excesso de Vata Tratamentos para excesso de Vata
Ágeis, rápidos, medrosos, irritáveis, intolerantes, extremidades frias, veias proeminentes, cabelos e unhas grossas, nervosos. Muita energia mais gasta rápido, dorme pouco com sono irregular, gostam de filosofar e discutir. Dormir tarde, jejum, alimentos secos, ansiedade, estacão chuvosa e frio, vento, acordar tarde, velhice. Rigidez articular e dor generalizada pelo corpo, boca seca, paladar deficiente, fadiga, insónia, vertigens, tremores, fezes escuras, pele seca, flatulência, obstipação intestinal, Enemas, repouso, massagens com óleos, atmosfera pacífica, alegria, administração de dieta com sabores doce, quente .

Padrões dos Princípios Vitais ou Tridosha

 

Predominância Pita Fatores que aumentam Pita Sinais de excesso de pita Tratamentos para excesso de Pita
Corpo quente, não gostam de muito calor, tendência a sardas, sinais e manchas no corpo, rugas precoce, odor corporal, falta de resistência, sede e fome excessiva, órgãos delicados Alimentos salgados, picantes e alcalinos, sol do meio dia, verão, raiva, ódio, juventude, processo de digestão, qualquer alimento ou bebida que cause ardência. Agressividade, raiva Transpiração excessiva, inflamações,erupções, acne, falta de satisfação, perda de contentamento, rachaduras na pele, sensação da boca amarga, queda de cabelo prematura o cabelos brancos prematuros, olhos amarelados e urina  amarela Administração na dieta de sabores doce, amargo,  adstringente e frio, jejum, banhos frios e massagens, conforto, dietas que baixem pita, purgação e unção.
Predominância Kapha Fatores que aumentam Kapha Sinais de excesso de Kapha Tratamentos para excesso de Kapha
Vagarosos, fortes, fala pausada, resistência física, iniciativa retardada, pele oleosa, pele clara, tendência a obesidade, flexíveis com ligamentos fortes, pouca sede e fome, movimentos estáveis, desordem Alimentos salgados e  alcalinos, nutrientes gordurosos, e difíceis de digerir sedentarismo, devaneios, infância, primavera, manhã,Dormir, apego demais, comer muito, ingestão de lácteos. Sonolência, sono excessivo, gosto doce na boca, salivação excessiva, aumento de peso, náusea, comichão na garganta, brancura nas fezes e urina, cansaço, inércia e depressão, órgãos deformados, sensação de frio,Asma, bronquites, problemas respiratórios, pele flácida e pálida, indolência. Exercícios, dieta para diminuir kapha, calor húmido, vómitos provocados, dietas a base de sabores amargos, adstringentes e pungentes

Até aqui nossa intenção foi introduzir os doshas e mostrar como podemos distingui-los uns dos outros. Mas é importante compreender que a maioria das pessoas são “bi-dóshicas”. A constituição delas é estruturada em torno de uma combinação de dois doshas e, em  casos raros, dos três.

O efeito prático dessas ideias se tornará mais claro quando você completar o seguinte questionário, que se destina a ajudá-lo a determinar suas influências particulares dos doshas. Antes de continuar a leitura, sugiro que você reserve 20 minutos para responder às seguintes perguntas e avaliar suas respostas. Teste de Biotipo Individual.

  1. Gratidão pelo mapinha dos horários dos DOSHAS,COMPARTILHEI COM ALEGRIA. UM GRANDE ABRAÇO!!!
    Micheline Souza-Terapeuta Ayurvédica

  2. Angela Maria Mazzucco

    Por favor, consertem a coluna da extrema DIREITA no item Padrões dos Princípios Vitais ou Tridosha, já no finalzinho da matéria, porque está cortando o final das palavras.
    Atenciosamente,
    Angela Maria Mazzucco

  1. Pingback: AYURVEDA – Medicina Tradicional Indiana « Ayurveda Bahia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: